quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Empadão: receita do 2

Por que esse nome... porque a conta é tudo dois (a princípio).


Vou deixar aqui duas receita... você escolha a que prefere fazer.
Receita 01:

Ingredientes da massa:

2 colheres de margarina
2 colheres de banha ou gordura vegetal (mas banha é mais natural)
2 copos de farinha de trigo
(entendeu porque receita do 2?)...rsrsr
ah... uma pitada de sal

Modo de fazer:

Bate um pouco com o garfo a margarina e a gordura, só pra desmanchar um pouco e ficar mais fácil de amassar com a farinha. Misture a farinha aos poucos, pode fazendo isso com o garfo mesmo. Os dois copos de farinha vão mesmo... daí largue o garfo e meta a mão na massa (literalmente)! O ponto é de uma massa não muito grudenta, mas tem que grudar massa com massa. Fica mais grudenta que massa de pão. Se achar que está muito seca e não gruda massa com massa, acrescenta agua com ajuda de uma colher... põe uma colher de agua e sova, mais uma colher de agua e sova novamente, e fé! Como diria GilbertoGil... anda com fé que a fé não ajuda a falhar!!!...kakaka
Daí abre a massa com rolo, ou pedacinho por pedacinho e vai montando na forma (se você tem uma daquelas formas que desmonta dos lados, melhor ainda. Ah, sem untar ein!!! O recheio fica sob sua conta e risco, mas não pode ser muito liquido se tiver molho (põe um pouquinho de maisena ou farinha mesmo e engrossa o molho), se não com o calor vai escorrer molho e a massa vai ficar mole.
Asse por cerca de 30 min. O resultado é uma massa que se esfarela quando corta. Aqui na minha cidade essa receita de massa é conhecida como massa podre, porque quebra quando cortada.

Receita 02:

Ingredientes

2 colheres de margarina ou banha (margarina dá ponto melhor)
2 ovos
2¹/2 copos de farinha de trigo
uma pitada grande de sal
uma colher de sopa de açúcar (vai deixar a massa mais douradinha)

Modo de fazer:

Bate os ovos, mistura com a margarina... depois o sal, açúcar e a farinha. Parecido com o modo de fazer da receita anterior. Só que nessa receita a massa fica mais lisinha e dá ponto mais rápido. Fica parecida com massa de pão (só não vai fermento). Então é só enfarinhar a mesa e abrir a massa com rolo, encaixar na forma, colocar o recheio e assar. O resultado é uma massa mais firme, fica uma casquinha durinha, por isso quanto mais fininha abrir a massa, melhor o resultado.

 

OBS: A massa do empadão de todas as duas receitas é uma delícia, mas é gordura. Então não costumo fechar encima, mas pra quem acha necessário vai aqui uma dica: reserve um terço da massa para cobrir, faça uma bolinha com a massa e abra com o rolo. Se fizer a receita 02 é só enfarinhar a mesa que não vai grudar no rolo nem na mesa. Se fizer a receita 01 coloque um plástico (pode ser aqueles sacos plásticos transparentes pra guardar coisas na geladeira), de forma que a massa fique no meio do plástico se não grudar na mesa.

Quem fizer a receita tem que me contar o resultado, se preferir por e-mail pode ser: raquelantpack@hotmail.com






Nenhum comentário: