Olha só, fiz muita coisa legal nesse tempo que deixei de postar aqui, vou atualizando com o tempo, mas começo com umas dicas para quem quer pintar tecido, já que minha próxima tarefa após terminar o TCC é a pintura das fraldinhas da Caroline (minha sobrinha que já esta batendo na porta de saída...rs)...
Encontrei essas dicas e achei as muito boas. Encontrei nesse endereço: http://www.artesdosul.net/modules/news/article.php?storyid=6 (no mesmo site tem uns artesanatos de natal bem criativos e baratos, que com capricho devem ficar lindos!
Dicas para quem quer começar a pintura em tecido
Material a ser utilizado:
Tintas para Tecido
Papel Químico Preto
Pincéis de tamanho médio, pequeno e liner
Desenho que usará para pintar
Tecido de Linho ou Algodão
Uma Base de Madeira retangular 50 cm x 60 cm para apoio do tecido.
Execução do Trabalho:
1. Aconselho que você compre para iniciar, tecidos não muito grande, um que eu acho bom para iniciar, são os panos de prato branco, feitos de ‘sacaria'. Se não houver esse tipo de tecido onde você mora, utilize algum de puro algodão ou linho.
2. A seguir escolha um risco (motivo) fácil, dê preferência a figuras básicas, como um ursinho, ou frutas; mas que não tenham detalhes pequeninos como olhos, boquinha. Tem de ser riscos que não tenham de ser muito trabalhado. Há muitas opções, você pode pintar corações, objetos de cozinha, etc.
3.Utilize tintas de boa qualidade.
4.Compre pincéis de qualidade, e se possível dois de cada numeração que você for utilizar.
5.Desenhe o motivo no tecido, utilizando o papel quimico preto. Caso você não encontre esse papel quimico especifico para tecido onde você mora, use aquele carbono que é utilizado nas impressoras que tem formulários contínuos.
6.Selecione as cores que irá utilizar. Vc deverá ter uma variedade de cores razoável, para compor o seu trabalho. No mínimo uma gama de cerca de 12 cores para iniciar.
7.Tenha no mínimo este material, no futuro adquira alguns tons de tinta diferentes. Se você quiser economizar e não comprar tinta em tons suficientes p/ seu trabalho, você correrá o risco de não ter um resultado final como você esperava. Normalmente em revistas especializadas em pintura em tecido, há um guia das cores a ser utilizadas no trabalho.
8.Fixe o tecido na placa de madeira de 50 cm x 60 cm com tachinhas. Algumas pessoas usam a cola de contacto para fixar o tecido na madeira, eu pessoalmente não gosto, portanto eu uso uma base de madeira revestida com cortiça ( tipo aqueles murais de recadinhos) e fixo o tecido com aquelas tachinhas apropriadas para colar os papeis de recado.
9.Coloque as cores em pequenas quantidades, numa paleta ou até mesmo em um prato de louça branco. Deixe ao seu lado dois copos pequenos com agua limpa, para lavar os pincéis, na primeira agua você tira o excesso de tinta e na segunda agua você enxagua. Não esqueça de ter também pedaços pequenos de pano de limpeza, para limpar qualquer tinta que você deixe cair no chão, ou para enxugar os pincéis.
10.Comece sempre a pintar os objectos que estão em plano de fundo do desenho, se for frutas sobrepostas, ou flores, comece sempre pelo que esta ‘por baixo'(no fundo) do desenho.
11.Tenha muita calma para pintar, e não ponha muita tinta no pincel, pq ao passar sobre o tecido, vc poderá ‘encharca-lo', deixando uma pintura grosseira e difícil de secar também..
12. Normalmente o contorno dos riscos é feito pela própria tinta e com o próprio pincel que você utilizou para pintar o centro da figura, ou seja o desenho. Há algumas pessoas que utilizam a caneta par contorno da Acrilex, a Acrilpen que há em varias cores. Com o tempo você vai se aperceber de como é que seu trabalho sai melhor, porque isso varia de pessoas para pessoa.
13.Nunca deixe nenhum dos pincéis de molho, limpe-os , não deixe nenhum vestígio da tinta usada naquele dia e guarde-os com muito cuidado, não limpe o pincel com solvente.
14.Nas bancas de revistas você encontra muita revista destinada ao tema pintura em tecido, nelas você também encontrará boas dicas.
15. Com o tempo você poderá começar a pintar outros tipos de tecido, como seda por exemplo, e ir utilizando varias técnicas e outros tipos de tinta apropriada ao tecido que será usado no novo trabalho.
Bom trabalho!
OBS: eu prefiro usar a cola de contato (aqui na minha cidade chamamos de cola permanente, não entendo por que, já que não é permanente)
Nenhum comentário:
Postar um comentário